Escrever é uma das melhores formas de melhorar o seu inglês.
Por que escrever vai te ajudar a falar?
Quanto você escreve, vai se deparar com gaps de vocabulário (palavras e expressões que não conhece). Assim, vai poder aumentar seu vocabulário com o que é realmente relevante pra você.
Você vai consolidar o que sabe. Sabe aquela sensação de saber que sabe a palavra, mas não conseguir lembrá-la? Escrever constantemente faz o vocabulário ficar mais consolidado na sua mente, e você vai conseguir lembrar dele muito mais fácil quando for falar.
Você sempre fica com dúvidas gramaticais na hora de falar? Não sabe a ordem das palavras, não lembra de usar os auxiliares para fazer perguntas, etc? Escrever vai te ajudar a usar naturalmente essas estruturas gramaticais quando conversar com alguém, sem ter que ficar pensando em como fazer isso.
Agora que falamos dos benefícios, vamos falar de como fazer isso na prática. Prepare o papel e caneta.
Pra começar, tudo vai depender do seu nível. Os temas e complexidade do que você vai escrever vão variar se você está no nível iniciante, intermediário e avançado. Aqui estão algumas sugestões:
Nível Iniciante:
Prática Diária: Dedique pelo menos 10 minutos todos os dias para escrever algo em inglês, como um diário simples do que você faz ou anotações gerais.
Vocabulário Básico: Comece com um vocabulário simples e aumente gradualmente. Use dicionários e aplicativos para aprender palavras novas. (Duolingo vai muito bem aqui)
Gramática Simples: Concentre-se em estruturas de frases básicas. Escreva sobre o que você gosta, não gosta, o que tem vontade de fazer, o que você faz na sua rotina, etc. Não tente escrever sobre temas ou ideias muito complexas.
Nível Intermediário:
Escreva sobre sua vida: Descreva seus planos para aquele dia ou semana. Se for escrever no fim do dia, descreva como foi o seu dia. (Para dominar construção de frases no passado/futuro).
Revisão e Feedback: Peça a alguém que tenha um bom domínio do inglês para revisar e fornecer feedback sobre seus textos. Se tiver um professor de inglês, ele pode fazer isso.
Use Ferramentas de Revisão: Utilize corretores ortográficos e gramaticais, como o Grammarly, para aprimorar sua escrita.
Nível Avançado:
Pesquisa e Documentação: Faça pesquisas de tema que te interessem em inglês. Leia artigos, assista Ted Talks, veja vídeos no YouTube, etc. Faça um resumo tentando usar o vocabulário que aprendeu.
Argumentação Complexa: Desenvolva a capacidade de construir argumentos sólidos e persuasivos em seus textos.
Tipos de Conteúdo: Escolha tópicos desafiadores. Não fique só no que é confortável para você. Escreva sobre isso, e sempre que se deparar com algo que não consegue expressar, pesquise o vocabulário necessário.
Essas são apenas algumas sugestões. Com o passar do tempo, você pode colocar em prática suas próprias ideias.
Eu venho praticando journaling há quase 10 anos. E te garanto que poucas coisas ajudaram tanto meu inglês quando fazer isso!
Você pode usar essas sugestões ou qualquer outra ideia que tenha em mente, não tem regra alguma. Mas quando mais escrever, mais vai ver os benefícios disso!
Comentários