top of page

Criando uma rotina de estudos

Foto do escritor: Teacher GuiTeacher Gui

Atualizado: 28 de mai. de 2022

Quer você estude inglês por conta própria, ou numa escola de inglês, ter uma rotina de estudos é crucial para você conseguir bons resultados. Mas criar uma pode ser tão difícil quanto segui-la.


Se você tem dificuldade em saber o que exatamente estudar durante a semana, vou te ajudar a montar uma programação que pode te judar com isso.


A primeira coisa a ter em mente é que não existe uma fórmula mágica. Primeiro porque cada estudante de inglês pode ter preferências diferentes na forma de estudo. Alguém que ama escutar música, por exemplo, pode usa-la para estudar e se divertir com isso ao mesmo tempo; alguém que não gosta tanto vai ter dificuldade em fazer o mesmo.


Então o primeiro passo é: conheça a si mesmo, e veja o que funciona para você pessoalmente. Continue tentando coisas diferentes até encontrar algo que goste. Seus gostos pessoais podem ser um bom indicativo. Você gosta de assistir séries? Escutar música? Ler as notícias? Acompanhar esportes? O que for que goste de fazer em português, pode ser usado para melhorar seu inglês.


Depois te ter achado as formas de estudar que você mais gosta, é hora de colocá-las na sua rotina. A primeira etapa é saber quais são as habilidades necessárias para se comunicar em inglês, que são:

  • Speaking (fala)

  • Listening (audição)

  • Writing (escrita)

  • Reading (leitura)

Uma rotina de estudo bem planejada engloba todas essas habilidades. No entanto, você pode (e deveria) dar mais ênfase ao que mais deseja melhorar no momento. Se no momento, por exemplo, você sente que consegue escrever bem, mas tem muita dificuldade em falar, seria interessante dar mais ênfase ao speaking na sua rotina de estudos.


Se você consegue ler bem, mas entender pouco, poderia enfatizar o listening. E assim por diante.


Diante disso, segue alguns exemplos de rotinas de estudo:


  1. Com música

Segunda: Escutar uma música que você gosta e escrever as palavras ou frases que entende.

Terça: Dividir a letra da música em duas partes e estudar a primeira.

Quarta: Estutar a segunda parte da música.

Quinta: Esctutar a música acompanhando a letra. Sexta: Cantar a músca junto com o cantor.

Sábado: Cantar a música numa versão karaoke.


Consegue ver como você praticou todas as habilidades? E melhor ainda, cada etapa leva pouquíssimo tempo. E obviamente, você pode adaptar essa rotina de acordo com o seu nível. E além de tudo, você pode curtir suas músicas favoritas com a consciência tranquila por estar estudando.





2. Com uma Ted Talk


TED Talks é um dos recursos que eu pessoalmente mais uso nas minhas aulas. Se você não conhece, corre lá dar uma olhada (https://www.ted.com/talks).


Segue uma ideia de rotina de estudo baseada em uma palestra da TED Talks.


Segunda: Assistir o vídeo completo com legenda.

Terça: Assistir metade do vídeo com legenda, e estudar o vocabulário que não entender.

Quarta: Assistir a outra metade também estudando o vocabulário.

Quinta: Assistir o vídeo completo sem legenda.

Sexta: Escrever um resumo sobre o que lembra do conteúdo (tentando usar o vocabulário novo que aprendeu).

Sábado: Simular uma apresentação onde você fala sobre o conteúdo do vídeo, fazendo um resumo dele.


Novamente, é legal lembrar que você pode adaptar a rotina de acordo com seus objetivos. Quer melhorar mais seu speaking? Foque um poucos menos em assistir o vídeo, e mais em falar sobre ele. Quer melhorar sua escrita? Coloque mais dias para praticar o seu writing.


E como você vai repetir o mesmo conteúdo por alguns dias (se quiser saber o porquê, confira eu post entitulado "Como não esquecer o que você aprende"), vale a pena tirar tempo para refletir no que você gosta, e tentar algumas coisas diferentes.


Criando uma boa rotina de estudos, você vai ter mais motivação e disciplina para estudar e melhorar seu inglês.





Commentaires


bottom of page