top of page

Como não esquecer o que você aprende

Foto do escritor: Teacher GuiTeacher Gui

Uma das maiores frustrações de quem estudo inglês é sentir que sempre esquece o vocabulário, regras gramaticais e outros assuntos que estuda. Isso acontece com você? Se a resposta é sim, veja algumas dicas que vão te ajudar a lembrar melhor do que estuda.



1. Não aprenda coisas demais

Ok, eu entendo. Talvez você esteja sob pressão no trabalho para começar a falar inglês logo, aquela viagem planejada está chegando, ou você só quer conseguir falar bem o quanto antes. Mas, ainda assim, se lembre que o excesso de informações não é interessante para te ajudar a memorizar vocabulário. Então, não tente decorar 100 palavras num dia só. (Agora você entende porque o Duolingo te faz repetir a mesma coisa 1 milhão de vezes),


2. Use um sistema de repetição espaçada

Se você já pesquisou um pouco sobre aprendizado de idiomas no Google, já deve ser de deparado com conceitos como repetição espaçada, Leitner System, AnkiApp (ou AnkiDroid e milhares de outras variações).


Tudo isso é baseado em uma mesma descoberta: Que nós esquecemos. O ser humano esquece (e quem dera fosse apenas no estudo de uma língua nova). Portanto, a única forma de lidar com isso é pela repetição. Ter um caderno onde você constantemente pode rever o vocabulário que aprende, ou usar aplicativos como o Anki (minha opção favorita) podem ter ajudar muito a memorizar melhor o vocabulário.


3. Aprenda por contexto.

Uma coisa é fato: Nós somos PÉSSIMOS em decorar informações soltas e desconetadas de um contexto específico. Já tentou memorizar o número de um protocolo de ligação que está fazendo para reclamar do serviço de internet? Pois é...


Então, como nós aprendemos e memorizamos? Colocando contexto. Portanto, ao se deparar com uma palavra nova, e for colocar ela no seu Anki ou caderno de vocabulário, coloque também o contexto em que ela está. Ou melhor ainda, crie um contexto baseado na sua vida.


Essa informações não são uma fórmula para você nunca mais esquecer o que aprende, esquecimento faz parte da experiência de aprender uma língua nova (ou mesmo de falar sua língua nativa). Mas com certeza vão te ajudar muito e memorizar melhor, e fazer um bom uso do seu (talvez escasso) tempo para estudar.

Comments


bottom of page